Brasil em Rota: A Temporada de Cruzeiros e o Potencial Turístico ao Longo do Ano

Brasil em Rota: A Temporada de Cruzeiros e o Potencial Turístico ao Longo do Ano

Editorial Portogente
11 de Novembro de 2024 às 00:11

O turismo sustentável é um estilo de viagem que visa atender às necessidades dos turistas e das comunidades locais.

A nova temporada de cruzeiros no Brasil está oficialmente aberta, trazendo consigo não só a beleza de grandes navios iluminados cruzando o horizonte, mas também o entusiasmo dos passageiros e o fascínio de quem os observa ao longo das praias. Este segmento da atividade turística representa uma injeção significativa na economia global, movimentando US$138 bilhões em 2022 e gerando cerca de 1,2 milhão de empregos ao redor do mundo.

cruzeiro
Navio MSC Seaview visto da sede do Portogente.

Veja maisProfundidades – Portogente

Em Santos, o pontapé inicial da temporada veio com a chegada do MSC Seaview, o primeiro de uma longa lista de navios que devem movimentar mais de 1 milhão de passageiros e adicionar R$1,5 bilhão à economia regional, além de gerar empregos diretos e indiretos nos setores de comércio, indústria e serviços. O Porto de Santos se prepara para receber cerca de 150 escalas ao longo dos 170 dias de temporada, aquecendo a economia local e fortalecendo a imagem do Brasil como destino de cruzeiros.

Veja mais: O inovador tempo portuário

Apesar do potencial evidente, é intrigante que, com uma temperatura média anual de 24,92°C, o Brasil não aproveite as oportunidades para receber cruzeiros o ano todo, como ocorre em cidades europeias como Gênova, Barcelona e Nápoles. Entraves como a legislação trabalhista e a falta de infraestrutura portuária são desafios que impedem o país de capitalizar sobre o turismo marítimo de forma contínua. Estudar os modelos de sucesso desses destinos internacionais poderia fornecer insights valiosos para políticas e investimentos em infraestrutura capazes de transformar o Brasil em um destino permanente na indústria global de cruzeiros.

Veja mais: Gargalos e a Urgência de um Planejamento de Longo Prazo – Portogente

A discussão sobre a falta de infraestrutura no Brasil é constante, mas agora, mais do que nunca, é hora de unir esforços. A atuação da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, juntamente com o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), será crucial para a elaboração de soluções que permitam ao país captar mais investimentos e tornar as praias ensolaradas do Brasil atrativas para a indústria de cruzeiros durante o ano inteiro.

Veja maisPortos na prateleira

Em Santos, uma medida promissora foi anunciada pelo Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com o plano de construção de um novo terminal de passageiros, bem como a assinatura de protocolo com Genova, na Itália, no sentido de incrementar o Parque Valongo, em Santos. A iniciativa merece reconhecimento e deveria servir como modelo a ser replicado em outros portos brasileiros, aproveitando o potencial turístico e econômico do país. Em breve, Portogente abordará essa discussão na seção Porto-Cidade, explorando como o Porto de Santos se insere em um projeto que valoriza seu potencial local e projeta uma nova temporalidade para a relação porto e cidade.

Veja maisÁrea do Ecoporto Deve Ser Licitada para Garantir Crescimento Sustentável

Que essa nova temporada não seja apenas um espetáculo de passagem, mas um lembrete do imenso potencial de desenvolvimento do Brasil na economia dos cruzeiros.

Veja mais: Apostas em cruzeiros são liberadas: já experimentou?

E se tivéssemos cruzeiros o ano inteiro?

Veja mais: E se tivéssemos cruzeiros o ano inteiro?

Tags:

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *